Tuesday 6 January 2009

Podcast na Folha Online

Acompanhem um podcast meu na Folha Online.

Me pediram para mandar uma outra foto que não fosse essa aqui do blog, porque estou muito sorridente... Mandei a primeira que me pareceu mais "razoável".

Agradeço a Vanessa Correa, do Grupo Folha, pelo contato e pela oportunidade de contar um pouco da situação aqui para os leitores da Folha Online.

Tudo começou quando minha irmã Maia me deu a dica de escrever para a Folha, e escrevi um texto curto, porém bastante carregado de opiniões políticas. Depois me responderam pedindo meu telefone, e eu dei sem problemas. Me orientaram a dizer no podcast apenas como está a situação por aqui, mas não falar nada sobre política, a justiça dessa operação e coisas do gênero. Parece que o pessoal da Folha ainda não conseguiu contactar ninguém em Gaza para trazer o seu lado da história, então por motivos de imparcialidade por enquanto nada de opiniões políticas...

Mas peraí, esse blog é meu, e escrevo o que quiser! Vai aí o texto que mandei pra eles:

Me chamo Yair Mau, sou físico, moro em Beer Sheva, tenho 26 anos.
Há uma semana começaram a lançar foguetes a Beer Sheva, e agora sei como os moradores de Sderot vivem há 8 anos! A tensão constante de ouvir sirenes, se esconder e ouvir um bum! Esperando que nunca seja com você, mas certamente sempre é com alguém. A operação israelense em Gaza é necessária e justa. Estamos lutando contra terroristas, que não reconhecem o meu direito de viver neste país, não reconhecem meu país, e têm civis como alvo.
Leio muito na mídia internacional sobre a desproporcionalidade da reação israelense. Desproporcional é a pressa que os países do mundo têm em condenar Israel por defender seus cidadãos, e a resistência que têm em chamar o Hamas pelo seu verdadeiro nome: um grupo terrorista islãmico fundamentalista, que tem como lema "Alá é sua meta, o Profeta é seu modelo, o Alcorão sua constituição: Jihad é seu caminho e morte em nome de Alá é o mais elevado de seus desejos" (artigo 8 do Tratado do Hamas de 1988). Isso deveria assutar os cidadãos de qualquer democracia; certamente me assusta.
Tenho um blog (http://blogandodeisrael.blogspot.com/) onde conto o meu lado do conflito, e tento trazer outras informações a amigos e parentes do Brasil. No fundo, acho que a mensagem mais importante que tenho para passar é que Israel faz o máximo para atingir apenas os terroristas, e deixar os civis intocados. Por outro lado, hoje o Hamas lançou um míssel para atingir civis israelenses e acertou um jardim de infância em Ashdod. Essa é a essência do conflito.

1 comment:

  1. Shalom! Estou acompanhando o seu blog. Excelente! Saudações do Canadá!
    Wherever I stand, I stand with Israel!
    Jenna

    ReplyDelete