Monday 5 January 2009

Perspectiva 2

Em Julho de 2004 o Conselho de Segurança da ONU tomou a resolução 1556, demandando o Sudão a desarmar as milícias de Darfur. (*****)
Segundo John Danforth, dos Estados Unidos, o principal patrocinador dessa resolução, o governo sudanês com a ajuda das milícias Janjaweed "já causaram 30 mil mortes desde Fevereiro de 2003. Eles causaram mais de 1 milhão de pessoas abandorarem suas casas, cerca de 200 mil cruzaram a fronteira para o Chade."
Demorou 1 ano e meio para chegar uma resolução contra o Sudão, e o número de civis mortos era de 30 mil.
Não fosse a ameaça de veto dos Estados Unidos dia 03/01/09, uma resolução do conselho de segurança haveria passado, condenando Israel (!!) pela operação em Gaza. Vale lembrar que a imensa maioria dos mortos palestinos são terroristas do Hamas.
Quem quer falar de proporcionalidade?
O porta voz do Secretário-Geral da ONU disse que Ban Ki-moon

está convencido e alarmado que esta escalada irá inevitavelmente aumentar o já grande sofrimento das populações civis afetadas. Ele chama a um fim imediato das operações terrestres, e pede que Israel faça tudo o que for possível para garantir a proteção de civis e que assistência humanitária possa chegar àqueles que precisam.


Faz sentido até... Já que o Hamas tem como alvo os civis israelenses, e não toma nenhuma responsabilidade por civis palestinos, fica Israel a cargo de cuidar dos civis dos dois lados. O que ele não entende é que a operação faz justamente isso, tem como objetivo garantir a proteção dos civis israelenses e os ataques são feitos com o máximo de cuidado para não se atingir a população palestina.

Eu gostaria de honrar Ban Ki-moon com uma condecoração especial que só esse blog pode dar:



(*****) Eu estava nessa parte escrevendo quando tocou a sirene aqui em Beer Sheva. Saí correndo para o quarto protegido (com o laptop na mão, óbvio) e continuei escrevendo. Passado 1 minuto escutei um bum meio alto, e o André disse que foi num bairro vizinho daqui. Hoje já foram lançados 3 foguetes a Ashkelon e 2 a Beer Sheva. Nesta manhã são um total de 24 foguetes em todo o Negev Ocidental. Fonte: YNET

1 comment:

  1. Yair!!!
    O que tu ta fazendo em beer sheva???
    Se cuidem por ai!!!
    Olha q conhecidencia... teu pai era madrich da minha mae! o nome dela eh Gina e é de recife!
    hehehe
    beijos pra liat!
    beijo Re Saffer

    ReplyDelete