Saturday 17 January 2009

O começo do fim

Agora são 22:32 e estou vendo TV. Estamos esperando a coletiva de imprensa na qual o Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa anunciarão um cessar-fogo unilateral. Eles dirão que Israel alcançou seus objetivos, conforme foram definidos no início da operação. Os objetivos? São dois: a) dar um forte golpe na capacidade militar do Hamas de lançar mísseis na direção de Israel, e b) aumentar a capacidade de ameaça de Israel.

"Capacidade de ameaça" foi o jeito que encontrei para traduzir uma palavra em hebraico que não acho que tenha uma tradução para o português. Harta'á (הרתעה) significa, segundo o meu melhor entendimento "evitar que algo aconteça através de ameaças latentes ou abertas." É tipo "menino-não-faz-isso-senão-você-vai-ver."

Ouvi analistas dizendo na TV que o exército está lutando contra o Hamas, mas os políticos estão lutando a guerra anterior. Depois da segunda guerra do Líbano em 2006, criou-se uma comissão para analisar as diversas falhas que ocorreram. A Comissão Vinograd (o nome é do chefe da comissão) atribuiu diversas falhas à condução da guerra por parte do Primeiro-Ministro Olmert, por parte do Ministro da Defesa Peretz, por parte do gabinete formado por todos os ministros, etc. Agora, enquanto os soldados estão lutando uma outra guerra contra um outro inimigo, os políticos tomaram cuidado (e ainda tomam) para evitar fazer os mesmos erros apontados pela Comissão Vinograd.

Justamente por isso os objetivos desta operação são propositadamente vagos. Na segunda guerra do Líbano o objetivo era diminuir o poderio militar do Hizbala (diminuiu pouco e agora eles estão mais fortes que antes), expulsar o Hizbala do Sul do Líbano (hoje eles estão de volta), recuperar os dois soldados sequestrados (não foram recuperados, voltaram dentro de caixões só em 2008 depois de uma negociação lenta e custosa).

[Opa! O Primeiro-Ministro Olmert vai começar a falar! São 22:51, sigo daqui a pouco...]
[23:09 - acabou só agora... Foi um discurso longo e muito bom. Espero conseguir o texto mais tarde e traduzir algumas partes. Importante agora dizer que o cessar-fogo unilateral começará às 02:00 desta madrugada. O exército seguirá na Faixa de Gaza, e se os mísseis pararem de serem lançados, então o exército deixará Gaza. Olmert começou a falar em inglês agora, e a Sky News, a BBC, a France 24 e outras redes mundias estão cobrindo o discurso.]

Voltando... Os objetivos desta operação foram escolhidos de forma que em qualquer dia da operação Israel pudesse parar e dizer: "conseguimos alcançar nossos objetivos!"

[23:17 - Agora o Ministro de Defesa Barak começou a falar. A avó da Liat (minha namorada) ligou dizendo que ouviu dizer que lançaram um míssel agora na direção de Beer Sheva, mas não ouvimos nada...]
Espero que as coisas corram bem, que o Hamas tenha a inteligência de aceitar o cessar-fogo, e que "uma nova realidade", segundo as palavras de Olmert, se crie na região. Não estou conseguindo manter a linha de pensamento nesse post, por causa do que vejo na TV e pelos telefonemas. Escreverei mais depois.

2 comments:

  1. Cara o blog está muito bom, fiquei sabendo dele numa palestra que fui na federação aqui em POrto Alegre.

    Continue assim.

    Abração

    Rafa

    ReplyDelete
  2. Pra complementar, minha vo estava certa e cairam 7 misseis enquanto o Barak falava... e a Sirene nao tocou!!!

    ReplyDelete