Friday 16 January 2009

Ler um árabe

Me mandaram alguns emails recomendando um artigo do Ali Kamel que foi publicado no Globo no dia 13 de Janeiro. Não conhecia o Ali Kamel, li o artigo e gostei muito. Mas até aí tudo bem. Nos últimos dias li muitos artigos sobre o conflito e a maior parte deles era muito bom. Falei a respeito com o Marcelão, e ele me contou um pouco sobre Ali Kamel. Me disse que é de família árabe, casado com uma judia, e diretor-executivo de jornalismo da Rede Globo. Isso chamou minha atenção, e reli o artigo agora sabendo de quem se tratava. Posso dizer que pareceu diferente, não sei porque, mas a mensagem não era a mesma da primeira leitura.

Acho que ler uma defesa de Israel é bem diferente quando vem de um palestino, ou um árabe, ou mesmo de um brasileiro descendente de sírios. Argumentos são argumentos, e não deveria importar muito da boca de quem eles saem. Mas o fato é que importa. Ler um árabe defendendo Israel me satisfaz muito mais que ler um judeu (olha a metonímia em ação!). E ler um judeu atacando Israel me incomoda muito mais que ler qualquer outro não-judeu. Nós pensamos: "se até um árabe acha que Israel está certo, então estamos certos mesmo!" Mesmo os que estão convencidos da justiça da operação israelense em Gaza vibram quando leem Ali Kamel "metendo o pau" no Hamas (com todo o respeito, Ali). Mas será que isso não nos ensina que no fundo eles não estavam tão convencidos assim? Não sei dizer, é uma questão difícil de responder. Deixo aos leitores (e a mim mesmo) essa reflexão.

De Ali Kamel leiam (leitura incompleta, informem-se mais sozinhos):
- Gaza, artigo publicado no jornal O Globo em 13/01/2009.
- Porteiro de Deus?, artigo publicado no jornal O Globo em 26/06/2007.
- Sobre o Islã, livro publicado em 2007 pela editora Nova Fronteira. Não o li, mas o Pato e o Marcelão me dizem que é ótimo. Vai entrar pra minha lista de "próximos livros a ler".

2 comments:

  1. Yair, o "Sobre o Islã" é realmente muito bom! Conta toda a história do Islã, suas divisões, lutas internas e as origens do fundamentalismo

    http://www.submarino.com.br/produto/1/1974740/sobre+o+isla:+a+afinidade+entre+muculmanos,+judeus+e+cristaos+e+as...&franq=101198

    ReplyDelete