Monday 12 January 2009

A Física do conflito

Hoje foi um dia importante para mim. Entreguei (finalmente!) minha tese de mestrado e me inscrevi para o doutorado - também em Física - na Universidade Ben-Gurion do Negev, em Beer Sheva. Este será portanto um posto comemorativo, onde me esforçarei trazer um pouco da beleza e aventura que há em estudar Física para um fórum amplo de leitores. Apertem os cintos.

O Foguete
Moro em Beer Sheva, a 40km de Gaza. Os mísseis chegam em 60 segundos. Uma conta rápida nos diz que a velocidade do míssel é de 2400km/h. Isso é rápido? Sim, bastante. É duas vezes a velocidade do som. Por isso, se um Kassam estiver vindo em sua direção, você nunca o escutará. Se ele passar por cima de você, você escutará a onda de choque característica de projéteis supersônicos. Um Kassam de 90kg que viaja a essa velocidade, tem a mesma energia cinética que um carro Gol viajando a 720km/h. Imagina só o estrago que seria um Gol caindo do céu a 720km/h aqui dentro do meu apartamento...

Densidade Populacional de Gaza e outros
"Gaza tem a densidade populacional mais alta do mundo", assim ouvimos dizer, não? Bem, com uma superfície de 360km2 e uma população de cerca de 1.5 milhão de pessoas, a densidade é de 4200 pessoas por km2 (estou arredondando todos os números pra ficar mais fácil - de ler, pois a conta é a mesma). A cidade de São Paulo tem uma superfície 4.7 vezes maior, e uma densidade de 7216 pessoas por km2. O Rio de Janeiro (cidade) é 3.5 vezes maior que Gaza e tem uma densidade de 4781 pessoas por km2. Aqui em casa somos duas pessoas em um apartamento de 70m2, o que dá uma densidade de 28500 pessoas por km2. A cadeira onde estou sentado ocupa uma área de meio metro quadrado e tem uma pessoa sentada (múltiplas personalidades não contam como mais pessoas), dando uma densidade de 2 milhões de pessoas por km2. Invente você mesmo outros e faça a conta, não é muito difícil... Se a Faixa de Gaza fosse um país provavelmente seria o mais densamente povoado do mundo, e achei importante termos uma noção do que isso significa.

Crescimento Populacional
Segundo o demógrafo Sergio DellaPergola, em seu artigo "Demography in Israel/Palestine: Trends, Prospects, Policy Implications", a taxa de fertilidade total (TFR) - que é o número de filhos que uma mulher terá ao longo de sua vida - dos palestinos de Gaza é de 7.4. Em outras palavras, a mulher palestina de Gaza terá em média 7.4 filhos ao longo de sua vida. O TFR dos palestinos da Cisjordânia é de 5.4 e o TFR dos judeus de Israel é de 2.6.
Segundo DellaPergola, mantendo-se a taxa de crescimento populacional como era no ano de 2000, no ano de 2050 a faixa de Gaza terá 10.8 milhões de pessoas (havia 1.14 milhão em 2000), os palestinos da Cisjordânia serão também 10.8 milhões (havia 1.9 milhão em 2000) e os judeus de Israel serão 9.7 milhões (havia 5 milhões em 2000). O negócio de prever o futuro é complicado, melhor é ler o artigo pra entender...

Vocês podem estar pensando que tudo isso que eu disse é interessante, sem dúvida, mas nem tudo é Física. E eu lhes pergunto: o que no mundo não é Física?

5 comments:

  1. Divertido!

    É bom receber uma notícia bem-humorada no meio dessa situação tensa.

    ReplyDelete
  2. Ola Yair!
    Começei a acompanhar seu blog, pois sempre tive simpatia pelo povo hebreu. Um amigo indicou seu site...ainda estou lendo. Estou no canada e sou da área de quimica, fazendo tbem um mestrado...embora ja tenha outro mestrado na área de ensino de ciências. Gostaria de contacta-lo para saber de sua experiência e de seu pais. Nao sei qdo, mas planejo um dia ir pra Israel fazer turismo e aprender a lingua. Começei a estudar o hebraico mas acabei parando. Bom, meu e-mail é cesarsantos665@hotmail.com. Se tiver tempo, no meio desses foguetes todos, dê um alô. E parabéns pelo bom nivel de seus escritos e informaçoes. Cordial abraço, Cesar!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ei Cesar. Vc ficou mesmo com uma aluna sua de 15/16 anos? Em que escola foi? No Nicola ou no Paulo de Lima? Estou perguntando a partir desse seu relato aqui http://www.crmariocovas.sp.gov.br/caf_a.php?t=025

      Delete
  3. Olá Yair,
    Gostei muito do teu blog.
    Parabéns pelo mestrado.
    Um pouco de otimismo hoje em dia é sempre bom.
    Teu ex-colega do IFUSP,
    José Claudio Barmak

    ReplyDelete