Saturday 3 January 2009

E os civis? Parte 1

A aeronáutica israelense tem lançado desde o primeiro dia de operação cartas aos moradores da faixa de Gaza alertando que edifícios com túneis ou munição do Hamas serão destruidos, dando a oportunidade aos moradores de saírem e se salvarem. Antes do bombardeio ser efetuado o exército ainda liga para algum morador do edifício avisando que todos os moradores devem evacua-lo imediatamente.

Nos últimos dias há cartas que também pedem para a população avisar a localização de ativistas do Hamas que estão se escondendo, outras falam sobre uma eventual incursão terrestre do exército (que já se tornou realidade nesta noite). Uma das cartas diz:
Aos moradores de Rafiach,
O exército de Israel atua contra movimentos ou indivíduos que executam atividades terroristas contra o Estado de Israel.
O exército de Israel bombardeará e destruirá todo edifício e local onde houver munição, equipamento militar ou túnel.
A partir da publicação deste aviso, todo aquele que tiver em sua casa munição, equipamento militar ou túnel, está sob risco. Ele terá que deixar o local para manter a sua vida e de sua família.
Considerem-se avisados!
Quartel General do Exército.
Fonte: Jornal Haaretz online

No sábado (03/01/2009) foi lançada por aviões a seguinte carta:
Aos moradores da região,
Em consequencia das ações executadas por terroristas de dentro da sua área de moradia contra Israel, o Exército de Defesa de Israel é obrigado a responder imediatamente e agir nessa região. Por suas vidas, pedimos a vocês evacuar a região imediatamente.
Quartel General do Exército de Defesa de Israel.

Fonte: YNET

2 comments:

  1. Infelizmente, não consigo pensar em nenhuma forma melhor de tirar dos caras a vantagem do escudo humano.

    Afinal, não é esse o maior obstáculo para limpar o Hamas do mapa?

    ReplyDelete
  2. Boa iniciativa. Importante termos as impressões pessoais de quem está vivendo esta situação complicada. Sugiro que escreva como está o dia a dia da população de Israel e como se adaptam a esta situação : supermercado, transporte, escolas...
    Boa Sorte para todos !

    ReplyDelete