Tuesday 6 January 2009

Civis palestinos mortos em escola

Não fiz esse blog só pra falar de como Israel é legal e como o Hamas é ruim. Bom, o Hamas é ruim mesmo, isso não tem o que fazer... Mas de vem em quando o exército de Israel comete erros, como o de hoje, matando muitos civis palestinos (depende de onde se lê o número vai de 30 a 40). É um incidente grave, que certamente deve ser investigado como uma coisa dessas pôde acontecer. Eu honestamente acredito que foi um engano, uma falha, erro da inteligência, como quiserem chamar.

Virão aqueles dizer que foi intencional, que Israel é um governo nazista, genocida, que está fazendo um holocausto com o povo palestino. Com esses não dá nem pra conversar, mas acho que é meu papel ajudar quem está perdido no meio de tanta informação conflitante por as idéias em ordem.

Ontem um tanque israelense atirou em um edifício onde soldados israelenses estavam se escondendo, matando 3 e deixando dezenas de feridos. O ataque a escola não foi mais ou menos intencional do que o "fogo-amigo" que matou os 3 soldados.

Escutei o porta-voz do exército na TV, e o perguntaram se o exército tirou lições da última guerra com o Líbano, em 2006. Ele respondeu que erros sempre acontecem, e o papel deles é fazer erros novos, porque os antigos se espera não repetir. Acho que é esse mesmo o espírito.

Noticias sobre os civis palestinos mortos em uma escola: Folha Online, Globo.com, NYTimes, Haaretz, YNET.

Notícias sobre os 3 soldados mortos em fogo-amigo: Folha Online, Globo.com, Haaretz, YNET.

1 comment:

  1. Yair, pode ter sido um erro, pode ter sido uma injustiça, mas com o histórico do Hamas, não é nada inverossímil que tenha havido algum terrorista infiltrado entre os civis. Há no youtube este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=zmXXUOs27lI
    que mostra terroristas do Hamas usando uma escola da ONU em Gaza como base para o lançamento de morteiros. Quem nao me garante que o mesmo estava a se repetir?

    ReplyDelete