Friday 9 January 2009

Atirando de escolas

Estava agora lendo o blog NetJudaica, do Dov, e encontrei vídeos muito interessantes. Aqueles que já ouviram dizer que os terroristas lançam mísseis de escolas, podem agora dizer que viram eles lançando de escolas.

Video liberado pelo escritório do porta-voz do exército de Israel. Filmado em 30 de Outubro de 2007 pela força aérea, mostra 3 terroristas do Hamas lançando mísseis na direção de Israel de uma escola primária da ONU em Beit Hanoun, na Faixa de Gaza.



Obviamente vem a tona o caso do bombardeio israelense da escola da ONU em Beit Jabaliya. Disse num post anterior que foi um erro do exército, mas a história não é tão simples. A ONU diz que não havia terroristas na escola, o exército de Israel diz que atiraram neles da escola. O que aconteceu de verdade talvez não saberemos nunca.

O fato de ter civis na escola, não anula automaticamente o fato de que terroristas estavam atentando contra a vida de soldados israelenses. Por outro lado, o fato de que os terroristas usaram civis como escudo humano não anula automaticamente o fato de que o exército matou no ataque dezenas de civis inocentes. É isso que eu chamo de Dilema, com D maiúsculo.

Claro que é um dilema para Israel apenas, que tem que pesar os dois lados e decidir como lidar com a situação. Se fosse um dilema do Hamas, seria simples, eles deixariam de covardemente usar escudos humanos. Mas esse argumento não acho que funcionaria com terrorista algum, acho que com o conceito torcido dele de valor da vida humana, não tem problema matar alguns soldados escondendo-se atrás de crianças.



Mais sobre o uso de crianças em artigos de Reinaldo Azevedo chamados A carne barata das crianças palestinas e Vídeos do fascismo islâmico. E a carne barata das mulheres e meninas.

Um último vídeo. Não assista antes de almoçar.

4 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Oi Yair, tudo bem? Eu sou produtora da afiliada da Globo em Sorocaba e conversei com o pessoal da Federação Israelita de SP, foram eles que me falaram de você e do seu blog. Estou produzindo uma matéria que fala sobre o conflito e mostra o ponto de vista de jovens israelenses e palestinos. Por isso, preciso da sua ajuda. Você pode enviar para mim o seu e-mail ou msn para podemos conversar melhor.

    Conto com a sua ajuda. Beijos e obrigada!

    ReplyDelete
  3. LIBERDADE DE EXPRESSÃO AMEAÇADA NO BRASIL


    Grupos de internautas brasileiros, defensores do Hamas e do Hezbollah, estão vasculhando a internet à procura de Blogs que defendem Israel e estão, de forma organizada(Centenas de email são enviados ao Blogspot, Wordpress,etc), acusando esses blogueiros de SPAM, a fim de retirá-los do ar.

    http://www.militarlegal.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. Olá, passei para ver como anda vida na guerra e vejo que cada dia pior.... Boa SOrte

    ReplyDelete