Friday 16 November 2012

Terror é...

Essa última onda de violência já causou a morte de 3 israelenses de Kiryat Malachi, atingidos por um foguete de Gaza. Dezenas de outros civis foram feridos até agora. Vale notar que o efeito do terror vai muito além de danos físicos. Listo abaixo algumas coisas que pensei, para ajudar a entender o que é viver sob perigo iminente. Alguns podem parecer banais, se comparados com morte, mas o meu argumento é que poucos são aqueles atingidos fisicamente pelo terror, a maior parte do dano vem de outra forma que não se lê a respeito nos jornais.

  • terror é guardar vários enlatados no quarto revestido de casa, pois as autoridades assim nos instruíram a fazer em caso de guerra prolongada.
  • terror é dormir de calça de flanela e não de cueca, pois a sirene pode tocar e terei de ver os vizinhos nas escadas do prédio.
  • terror é achar que uma moto na rua ou o grito de uma criança é a sirene, e ter o coração batendo forte em 1 segundo.
  • terror é andar pela rua pensando onde eu posso me jogar em caso de sirene.
  • terror é viajar de carro com minha filha bebê na cadeirinha no banco de trás, e pensar onde dá pra parar o carro em caso de sirene, e o que fazer com um bebê no colo no meio da rua, e um foguete no ar.
  • terror é ter uma bolsa pronta com as coisas mais importantes (documentos, dinheiro), para apressar a evacuação caso se faça necessário.
  • terror é a mãe abraçar a filha e sussurrar "vai ficar tudo bem", quando na verdade ela é que está tentando se convencer disso.
  • terror é ligar para alguém depois de um foguete cair para saber se está tudo bem, e ter de esperar 3 minutos para a chamada completar, pois todo o país resolveu usar o celular no mesmo segundo.
  • terror é ter de fugir da própria casa porque a sua cidade recebe foguetes sem parar.
  • terror é pensar nos familiares que estão nas cidades mais atingidas (Ashkelon por exemplo) e que não tem tempo sequer de tomar banho ou esquentar comida no microondas.
  • terror é ler no facebook um post de um amigo que às 2 da manhã pergunta se vale a pena ele ir dormir, pois os foguetes não param em Beer Sheva e não vale a pena deitar pra ter que levantar com a sirene e ir para as escadarias do prédio.
  • terror é usar a palavra "só" na seguinte frase: "Só 20 e tantos foguetes cairam nas cidades de Israel, dos mais de 300 lançados".
  • terror é fazer piadas sobre a situação quando me encontro com amigos, porque quando não se tem opção, é melhor rir que chorar.

3 comments:

  1. Fala Yair,
    sinto muito ouvir q a situação está assim, é realmente lamentável q tenha chegado nisso. Não dá pra nem se imaginar nessa situação.

    Mas tenho q tomar uma posição contrária ao seu uso da palavra "terror" ao descrever os ataques. Ou pelo menos ao uso unilateral do termo. A política de Israel em Gaza tb é "terror". Chomsky, depois de uma visita, relata melhor do que eu: http://chomsky.info/articles/20121104.htm

    ReplyDelete
  2. Força aí, Yair. Estamos pensando em vcs.

    ReplyDelete
  3. Desejo à vcs, semrpe muita força, sempre oro a Hashém para que toda Am Israel esteja sempre bem protegida de Amalek.

    Sou noachide e apóio incondicionalmene Israel desde os meus 13 anos e hoje aos meus 24 anos continuo com um amor cada vez maior e inquestionável por Israel.

    Parabéns À todos vcs por serem uma luz no mundo, vlw Israel!!!

    Atenciosamente, Avshalom Mellish -SP

    ReplyDelete