Thursday 15 November 2012

20 anos depois

Faz alguns minutos tocou sirene em Tel Aviv e todas as cidades ao redor, inclusive Givataim, onde estou agora. São poucos os detalhes, dizem que não houve feridos ou danos, tampouco se sabe o local de queda. Aliás, não se sabe se o foguete chegou ao chão ou foi atingido no ar pelo sistema de defesa.

As informações não são divulgadas para que os terroristas de Gaza, que certamente estão acompanhando os noticiarios israelenses, possam saber se o míssel foi bem sucedido e assim calibrar futuros foguetes.

Desde a Guerra do Golfo as sirenes de Tel Aviv não soam alertando perigo. Isso é certamente um marco na história do conflito. Ontem o exército de Israel conseguiu destruir um armazém de mísseis de longo alcance do Hamas, e os analistas na TV dizem que restam pouquíssimos mísseis de longo alcance. Mesmo assim poucos mísseis bastariam para paralizar metade do país.

Aqui no apartamento em Givataim não tem "mamad" (quarto protegido), então as orientações são ir para a parte mais interna do edifício, que é onde o elevador e escadas ficam. Abaixo um registro da minha família nas escadas, foto tirada há 1 hora, enquanto a sirene tocava.

[Yaara-filha, Liat-esposa, Doris-sogra, Lilach-cunhada]

No tempo que me levou escrever estas linhas, tocou sirene quatro vezes em Beer Sheva, e outras tantas em várias outras cidades. Os mísseis continuam chovendo por aqui. São 250 desde ontem.

2 comments:

  1. queridos primos Doris, Liat, Yair e Yaara
    estou aqui mas c meus pensamentos ai!
    estou torcendo q vcs saiam dessa muito rapido e q fiquem todos sãos
    bjs com muito carinho q por favor sempre q der mandem-nos noticias

    ReplyDelete
  2. Fiquei arrepiada de ver a foto das mulheres da familia na escadaria... Que termine logo essa M.... toda... Bjao em todos ai, Ellen

    ReplyDelete