Saturday 20 August 2011

Mubarak sai, incerteza entra

Hosni Mubarak está sendo julgado. Agora todos os meios de comunicação se referem a ele como ex-ditador. Ditador. Difícil era achar essa palavra referindo-se a ele nas matérias do globo, folha ou estadão. Mas agora todo mundo diz Ditador de boca cheia.

Mubarak foi um grande parceiro de paz com Israel enquanto estava no poder, e agora que o Egito está se renovando, o acordo de paz está sendo colocado em questão por muitos. A paz com Israel ainda está intimamente ligada à figura de Mubarak.

Desde a revolução no Egito, o deserto do Sinai está descuidado e é agora a forma mais fácil que os terroristas de Gaza tem para atacar Israel. Foi via o Sinai que os terroristas de 5a-feira chegaram a Israel.

Nessa 6a-feira cinco soldados egípcios foram mortos pelo exército Israelense enquanto patrulhavam o Sinai  (ou foram 3? as informações divergem). Não se sabe bem os detalhes, Israel promete incluir autoridades egípcias no processo de investigação. Cairo ameaçou fazer seu embaixador voltar de Tel Aviv se não viesse um pedido de desculpas formal. Centenas de egípcios foram à embaixada israelense no Cairo exigir a expulsão do embaixador.

Fonte

No comments:

Post a Comment