Monday 10 October 2011

Dividir a Terra de Israel em dois estados é um imperativo moral

Por AB Yehoshua, 09.10.2011
Fonte: http://www.haaretz.com/print-edition/features/dividing-the-land-of-israel-into-two-states-is-a-moral-imperative-1.388861

Não existe conceito mais problemático em relação à identidade judaica que a pátria (Moledet). No entanto, uma conexão fundamental e natural a uma pátria é a pedra angular sobre a qual toda identidade nacional é construída. A ligação ao território supera em importância tanto a língua nacional comum, a religião compartilhada e, certamente, um contexto histórico compartilhado. Sem uma conexão fundamental a uma pátria - que é muitas vezes comparada ao vínculo materno fundamental - a identidade nacional é instável e oca.

Mas a identidade nacional judaica tanto espantou quanto perturbou o mundo pela sua sobrevivência prolongada, apesar da fraqueza fundamental e central do conceito de pátria que ela tem; ainda mais, porque a complexa atitude judaica em relação à pátria continua, até certo ponto, a nutrir inimizade anti-semita.

"Sai da tua terra natal [Moledet] e da casa de teu pai para a terra que eu te mostrarei." Esta, a primeira frase falada ao primeiro judeu, foi adotada por muitos judeus ao longo da história judaica, seja como um imperativo teológico ou como uma possibilidade existencial e ideológica. De fato, Abraão deixou não só sua terra natal e a casa de seu pai, bem como deixou a nova terra que lhe foi concedida e desceu ao Egito; e mesmo que ele finalmente tenha voltado à Terra de Israel, seu neto Jacó e todos os seus descendentes também foram para o Egito e não retornaram à sua pátria até o fim de seus dias.

Assim, o povo judeu não foi forjado em sua terra natal, nem foi a Torá recebida em sua terra natal, mas no deserto, uma região de transição entre a diáspora e a pátria designada. Isso é excepcional: há muito poucas nações cuja identidade física e espiritual não foi forjada em sua pátria. Após a destruição do Primeiro Templo, os exilados na Babilônia cantaram com intensa emoção, "Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos quando nos lembramos de Sião". No entanto, quando depois de apenas 40 anos, o rei da Pérsia exortou-os a voltarem à sua terra e reconstruir o Templo devastado, apenas alguns deles concordaram em retornar à Terra de Israel, e antes de retornarem lançaram palavras de raiva aos seus irmãos que permaneceram voluntariamente no exílio.

Durante os 600 anos do período do Segundo Templo, mais da metade do povo judeu começou a vagar por todo o mundo antigo, enfraquecendo o elemento da conexão física com a Terra de Israel. Embora a identidade nacional e religião judaica não tenha esquecido o elemento de uma pátria, ela tornou a pátria concreta uma pátria virtual. Assim, os judeus também minimizaram o valor e a importância do elemento da pátria em outras nações, cujos países lhes pareciam uma rede de pousadas e hotéis, em que os judeus, os hóspedes educados, passavam de um para o outro, seja por vontade ou por coerção.

Os romanos não o exilaram os judeus da Terra de Israel após a destruição do Segundo Templo. Todo historiador do período do Segundo Templo irá confirmá-lo. E durante 1.500 anos depois da desintegração do Império Romano, nenhum romano ou outros inimigos foram posicionados nas fronteiras da Terra de Israel para evitar o retorno dos judeus à sua terra. O fraudulento mito dos judeus exilados pelos romanos, que está profundamente implantado nos argumentos do direito histórico à terra, nem sequer é apoiado na liturgia judaica, que por gerações reiterou, "Por causa de nossos pecados fomos para o exílio de nossa terra," e não "fomos exilados de nossa terra."

Na verdade, os cerca de dois milhões de judeus (a suposta população) que viviam na Terra de Israel nessa época não foram carregados em navios romanos e exilados à força. Em vez disso, eles gradualmente abandonaram sua pátria (particularmente após o fracasso da revolta de Shimon Bar Kochba) e juntaram-se à grande dispersão judaica em todo canto do mundo antigo.

Através da doutrina de Yavne e seus sábios, a pátria virtual cada vez mais se enraizou na identidade judaica. A halacha, ou lei religiosa judaica, que se virou com apenas dez judeus de quorum para oração, fez possível a dispersão nacional mais surpreendente na história humana. Não foi apenas uma dispersão histórica, mas também ativa e dinâmica, e permanece assim até hoje - do Afeganistão, Irã, Uzbequistão, Bukhara e pela Romenia, Turquia, Iraque, bem como o Iêmen e o norte da África, toda a bacia do Mediterrâneo, a Rússia, com seus povos e satélites, Europa Oriental e para o oeste. E, claro, quando o continente americano foi descoberto, os judeus, também, apressaram-se a atravessar o Atlântico e dispersar-se em todo o Novo Mundo, de norte a sul, até a Terra do Fogo. Nem eram remotas suficientemente a África do Sul, Austrália e Nova Zelândia para serem deixadas de fora pelos judeus.

Desde o início do século XIX, quando apenas 5 mil dos 2,5 milhões de judeus do mundo residiam na Terra de Israel (de acordo com a Enciclopédia Hebraica), cerca de 80 por cento dos membros do povo judeu mudaram seu país de residência. Horrivelmente, algumas das vítimas do Holocausto não foram assassinados em seus países de residência, mas foram levados à força para ser exterminados em uma não-pátria: campos da morte vazios de caráter nacional.

A "pátria virtual", no cultivo de que os judeus se destacaram ao longo da sua história, de modo geral foi olhada com estranheza, para dizer o mínimo, por outras nações. Afinal, é compreensível que as pessoas não gostem de ter a sua casa considerada uma casa de hóspedes permanentes por estranhos, mesmo que eles sejam educados e amantes da paz, e altamente eficientes e produtivos, como as comunidades de judeus em geral o eram em todas as terras da sua dispersão no passado e presente. Assim, quando a identidade nacionalista secular dessas nações se tornou mais forte, e o sentimento de pátria se tornou um elemento crítico para eles, em muitos lugares, as reservas teológicas do passado se transformaram em ódio concreto. O "legalistas da pátria virtual" foram obrigados a tentar transformar seus países de residência em pátrias de verdade em termos de sua identidade, seja por assimilação de um tipo ou outro, ou - se não houvesse outra escolha -, tornando a pátria virtual uma pátria concreta.

Em romances e poemas, em filosofias Gordonianas sobre um vínculo renovado com o cultivo do solo, em ideologias morais Brenneritas sobre a responsabilidade completa pela realidade, em utopias Herzlianas e em ameaças à la Jabotinsky- "Se você não liquidar a diáspora, a diáspora liquidará você "- os vários e diversos pais do sionismo tentaram seduzir os judeus no início do século 20 em reabilitar o conceito de pátria, que tornou-se tão debilitado ao longo dos séculos.

Mas havia um território disponível para servir como uma pátria? Os russos não renderiam soberania de Birobidjan, nem os argentinos nas terras oferecidas pelo Barão de Hirsch. Uganda foi o fruto de um delírio de um oficial britânico do Escritório Colonial, que nunca pediu aos habitantes Africanos se eles estavam dispostos a converter sua pátria em um Estado judeu, para não mencionar o fato de que, provavelmente, nenhum judeu teria posto os pés lá. Somente na Terra de Israel era possível para convencer os judeus - e não facilmente - em transformar a pátria virtual em uma real.

No entanto, a Terra de Israel já era então a pátria dos habitantes árabes, e não faz diferença se no início do sionismo os palestinos se definiam como uma nação separada ou como parte da grande nação árabe. Os pântanos e os terranos baldios da Palestina eram parte da identidade de seus habitantes, assim como o desolado Negev é parte da identidade dos israelenses, que não abrirão mão sequer de uma colina semeada de rochas por ali. Poderiam os judeus ter retido, por controle remoto, um direito histórico à terra de Israel durante as centenas de anos quando estavam ausentes dela? Isso é sequer possível? O único direito moral de transformar a pátria judaica virtual em uma pátria concreta na Terra de Israel resultou unicamente do sofrimento de uma nação que havia sido condenada à morte. De fato, na prática, esta pátria nova-velha salvou centenas de milhares de judeus europeus que chegaram ali após a Declaração Balfour, em um período em que as portas da América e outros países estavam fechadas para eles.

Assim, porque a pátria não é território apenas, mas também um elemento primordial da identidade pessoal e nacional, a divisão da Terra de Israel em dois estados não é apenas a única solução política, é também um imperativo moral. Aqueles que tomam aos poucos o território dos palestinos, como o Estado de Israel está fazendo agora nos territórios, são obrigados a saber que estão saqueando e infringindo a própria essência da identidade dos habitantes - e quem melhor que nós sabe, conhecendo a história judaica, quão preciosa a identidade nacional e religiosa foi para os judeus e quanto eles estavam dispostos a sacrificar por ela.

Ao mesmo tempo, a identidade da pátria dos palestinos é quase o oposto da identidade de nossa pátria, e em certo sentido, isso também requer exame. Em comparação a uma nação que mudou de pátria como um viajante freqüente, para muitos palestinos a pátria é por vezes reduzida à aldeia e à casa, e é por isso que cada desenraizamento deles fomenta tragédia e crise. Os palestinos nos campos de refugiados na Faixa de Gaza ou na Cisjordânia não estão muitos quilômetros de distância das casas e as aldeias de onde fugiram ou foram expulsos na guerra de 1948, embora eles ainda sejam residentes da pátria palestina. Seu sentimento é que eles não só foram ao exílio da aldeia e da casa, mas de seu próprio território, e assim por 64 anos, eles continuaram a viver nas condições indignas e incapacitantes dos campos de refugiados sem o desejo ou a capacidade de reabilitar-se em suas pátria. O direito de retorno à pátria, que é legítimo, tornou-se o direito de retorno para a casa de Israel, que é impossível e desnecessário.

Neste período de desespero político, que está transbordando para o novo ano, não vale a pena tentar esclarecer conceitos antigos e, assim, procurar um novo avanço?


Tradução: Google Translate + ajustes de Yair Mau

No comments:

Post a Comment