Friday 23 September 2011

Opinião: Discurso de Netanyahu

Aí vão algumas opiniões soltas sobre o discurso de Netanyahu na ONU.

- Desnecessário dizer que o povo judeu esteve aqui [estou em Israel] há 4000 anos, e há 2700 anos, etc. Não que não seja verdade, mas não contribui em nada. Em um acordo de paz, esses fatos não são relevantes, a situação atual é que conta. O reino de Salomão era muito maior do que esse pedaço de terra onde estou, e não por isso algum judeu (são) está exigindo Damasco ou Amman.

- Netanyahu é um excelente orador. Não concordo com tudo que ele disse, mas seu discurso conseguiu me tocar. Gostei de sua proposta de se encontrar com Abu Mazen em New York. Pode ser um blefe, algo que se diz para jogar a bola para o outro lado da quadra, mas de qualquer forma, esse é o espírito: mais diálogo, e o quanto antes.

- Netanyahu tem razão que o conflito já existia antes de haver assentamentos nos territórios, que antes de 1967 os palestinos não reconheciam o direito de Israel existir. Disso ele conclui que os assentamentos de hoje não são a causa do conflito. Em lógica se chama isso de Non Sequitur, i.e., a conclusão não decorre das premissas. O fato é que hoje existe uma liderança palestina legítima que reconhece Israel e que os assentamentos impedem o avanço da paz (não nos esqueçamos do fundamentalismo islâmico).

- Netanyahu deveria ter dito que a criação do estado palestino é a coisa certa a se fazer, que á justo que eles tenham um país. Isso sem dar respaldo a todas as reivindicações palestinas (direito de volta dos refugiados por exemplo), mas haveria de ser reconhecer que todos os governos de Israel tem responsabilidade em parte da injustiça da condição em que os palestinos se encontram hoje (eles próprios tem boa parte também, antes que me mandem emails irados).

1 comment:

  1. Falaí, Yair. Concordo bastante com o q vc disse. Me irrita um pouco o Bibi falar em inglês. De qualquer forma, me amarro no blog, sempre com informação e clareza. Continue escrevendo!

    Abs

    ReplyDelete