Thursday 10 June 2010

Tuesday 8 June 2010

Hamas não deixa ajuda humanitária chegar em Gaza

Fonte: ynet.
Alguns trechos da reportagem:
"O exército anunciou na Segunda-Feira [07/06] que a ajuda humanitária trazida pelos barcos havia sido descarregada em sua maior parte, e estimava que a tarefa deverá ser concluida nos próximos dias.
(...) O Hamas, entretanto continua a insistir que o carregamento não seja trazido pelas passagens terrestres, a enquanto isso os bens continuam a acumular nos armazéns do exército.
(...) Permanece incerto, entretanto, se o Hamas vai permitir os materiais entrar. Semana passada o grupo deixou fora [da faixa] oito caminhões carregando abastecimento humanitário, que tentavam entrar através do cruzamento Keren Shalom".

Carregamentos trazidos acumulados nos armazéns.


A flotinha trouxe remédios fora da validade...

Saturday 5 June 2010

Rachel Corrie

Desta vez eram manifestantes pacíficos.
Leia a respeito: NYTimes, Folha.


Ah! Se não houvesse bloqueio...

Abaixo video com as armas encontradas no navio Karine A. Em 2002 Israel deteve o navio no mar vermelho que tinha Gaza como destino. Ele trazia cerca de 50 toneladas de armas vindas do Irã, incluindo foguetes, mísseis anti-tanque, explosivos e fuzis.
Nessa época Arafat ainda era vivo, Sharon era primeiro ministro, e a segunda intifada estava a todo vapor.

Saiba mais sobre o Karine A: Ministério das Relações Exteriores de Israel, Wikipedia, Folha.

Friday 4 June 2010

Video bastante educativo

Um pouco de humor

Wednesday 2 June 2010

Operação Brisa Marinha - Aspectos Legais

Manifestação em Los Angeles

Esse cara é evidentimente corajoso...
O video é longo e cheio de baixarias. Reparem no nível de argumentação do jovem com a bandeira de Israel (minuto 2:28 a 4:35) e o nível dos jovens com a bandeira da palestina (minuto 6:35 até o final).

Investigar o quê?

Reproduzo abaixo um pouco do artigo "What's To Investigate?" publicado na revista online Slate.

Uma vez que o bloqueio é política, nenhum grupo de manifestantes loucos podem ter o direito de entrar, não importa o quão pacíficos eles se dizem ser. Nem a Turquia, nem a Rússia, nem a França, nem a Grã-Bretanha permitiriam um barco de manifestantes atravessar para dentro de seu território, nem a um território que tenha sido declarado intransponível. Se Gaza tem o direito de jurisdição sobre sua costa é um outro debate que merece respeito. Mas isso também não tem nada a ver com o fracasso do governo de Israel em aplicar efetivamente sua política.

Então, a única questão que é realmente relevante a esse derramamento de sangue em alto mar é sobre o uso excessivo de força contra os manifestantes. E essa não é uma questão muito interessante ou complicada. Assumindo que parar os manifestantes de entrar em Gaza era uma necessidade - e era; assumindo que os manifestantes não concordariam a nenhum acordo pacífico que não fosse desembarcar vitoriosamente em Gaza - e eles não concordariam; assumindo que os justos avisos lhes foram dados - e Israel avisou os manifestantes uma e outra vez que sua passagem não seria permitida. Assumindo, ou melhor, entendendo tudo isso, havia uma maneira para Israel alcançar seu objetivo sem ter que matar nove passageiros?

[Continue lendo!]

Slideshow que vale a pena

Abaixo do slideshow copio os links aí apresentados, para facilitar...


Video sobre a ajuda humanitária diária à Faixa de Gaza

Texto explicativo sobre a legitimidade e legalidade do embargo

Video em que a marinha de Israel faz contato com a flotilha

Relatório da CIA sobre a IHH

Video do comandante da marinha de Israel instruindo os soldados antes da operação

Detalhes do confronto entre os tripulantes e os soldados israelenses

Tuesday 1 June 2010

Manifestação em Beer Sheva

Hoje, 01/06, houve uma manifestação na minha universidade (Universidade Ben-Gurion no Negev, em Beer Sheva) em apoio ao exército de Israel.
O vídeo abaixo mostra mais ou menos como foi.
O grito de guerra que mais gostei foi:
Pail shalom lo make im lom (ativista da paz não bate com pé de cabra) - minuto 1:12
No minuto 4:27 começam a cantar "Quem não pula é turco", e todos pulam.

Sobre a Frota da Liberdade

Reinaldo Azevedo mais uma vez acerta em cheio. Não vale a pena eu reproduzir os argumentos aqui, só faria dano ao texto original. Leiam, portanto:

O FILME DA ABORDAGEM ISRAELENSE; SOLDADOS FORAM ATACADOS - segunda-feira, 31 de maio de 2010 | 18:05

A NOTA DO ITAMARATY E O FATOS - segunda-feira, 31 de maio de 2010 | 20:20

CEGADOS PELO ÓDIO - terça-feira, 1 de junho de 2010 | 6:23

Frota da Liberdade?

Não vou contar toda a história sobre a so called Frota da Liberdade.
Leiam antes: NYTimes, Estadão, Globo.

Alguns comentários meus.

Ninguém hoje em dia lê um texto muito longo. Bom mesmo são videos.
Enquanto o mundo inteiro publica em suas manchetes que Israel matou 20 ativistas humanitários, Israel gagueja e tropeça na hora de mostrar o seu lado. Ontem, aqui em Israel, só fomos vem imagens filmadas pelo exército no final da tarde, 12 horas depois do fato. É tarde. É um erro.

Por que 10 pessoas foram mortas? Porque o exército de Israel entrou com pouca força.
Tivesse o exército feito uso de uma estratégia mais forte, os soldados não estariam em risco de vida, e mortes seriam evitadas. O despreparo do exército acabou custando vidas.
Os soldados entraram com armas de paintball, e foram recebidos com barras de ferro e canivetes. O tiroteio começou, supostamente, quando os "ativistas humanitários" tomaram um revolver de um dos soldados (que estava guardado, não era para pronto uso) e atiraram na direção dos soldados. Os soldados por estarem em risco de vida, tanto dos tiros quanto dos linchamentos, fizeram uso de suas pistolas para se defender.

Videos relevantes. Fonte: IDF Spokesperson's Unit